Agora escrevo no blogue tudo aquilo que é fruto do meu estudo sobre o whippet, por isso cá vai. Neste momento ainda só meto no blogue a história do whippet, pois ainda estou a fazer os outros textos. Espero que gostem.
História:
O whippet, um adorável corredor, é um galgo inglês de porte um pouco mais pequeno que o greyhound. Pertence ao grupo de raças mais rápidas, podendo assim, atingir 65 km/h. Este cão dócil, consegue ganhar ao greyhound em curtas distâncias, mas se por acaso derem ao greyhound tempo suficiente, este consegue ganhar ao whippet por resistência e velocidade. Pela teoria das pessoas que estudam a história das raças caninas podemos concluir que o whippet tem de facto sangue de greyhound, mas também de alguns terriers, no entanto, há quem diga que o galguinho italiano possa ser seu antecessor.
Esta raça, o whippet, antigamente tinha como trabalho a caça de lebres e coelhos, mas ao longo do tempo, as coisas mudaram. Os camponeses, as pessoas que viviam no campo, começaram a migrar para as cidades onde vivia o povo, o clero, a nobresa, etc e levaram consigo os cães que tinham. Na cidade, a utilidade do whippet era diminuta pois quem tinha esta raça eram os indivíduos do campo e os individuos pobres que viviam na cidade, como os operários. Estes começaram a fazer corridas de pequeno curso, feitas na rua, onde os homens marcavam o percurso com as ferramentas que tinham.
Assim, o whippet começou a ser conhecido como o greyhound dos pobres, visto que, os operários não tinham dinheiro para comprar o cão que estava na moda para as corridas, o greyhound.
Hoje em dia o whippet é um cão de companhia, no entanto ainda se encontram bastantes exemplares desta raça utilizados para a caça e a corrida.